Brasil Acesso à Informação
quinta-feira, 17 de maio de 2012 RSS

III Mostra de Cinema – Cultura, Arte e Poder

De 3 a 9 de fevereiro em Belo Horizonte

Acontece de 03 a 09 de fevereiro, a III Mostra de Cinema – Cultura,   Arte e Poder. A programação acontece no Multiespaço Oi Futuro e     no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte/MG.

Com curadoria de Sávio Leite e do Grupo Oficina Multimédia, a   mostra trata de semelhanças e especificidades da linguagem audiovisual em filmes que dialogam no eixo da cultura, da arte e do poder. Serão exibidos curtas e longas-metragens de jovens emergentes talentos e consagrados diretores cinematográficos brasileiros assim como dois trabalhos norte americanos.

Conheça as produções que serão exibidas na Mostra:
CURTAS 01 – Duração: 58 min

> Calma Monga Calma – Petrônio de Lorena – 18′ – 2011 – Ficção - Psicopata misteriosa chama a atenção da polícia e do jornalismo investigativo a partir de ataques simiescos aos varões da sociedade recifense.
> Drop in the darkness – Carlos Magno Rodrigues, Cris Ventura, Sara Alves BR -  06’50″ – 2011- Ficção Um filme sobre a conversão evangélica baseado nas Cartas à Sete Igrejas (Capítulo 2, Versículo 19, Apocalípse) que trata dos discursos usados para a conversão de fiéis.
> Cocais – a cidade reiventada – Inês Cardoso -  15′ – Documentário Cocais é um documentário poético realizado junto com pacientes e funcionários de uma cidade-manicômio no interior de São Paulo.
> Nego – Sávio Leite e Marko Ajdari? – 3’- 2010 – Experimental Uma homenagem ao intelectual negro mais fecundo que o Brasil conheceu, utilizando os quadrinhos como aporte visual e dramático.
> TABA – Marcos Pimentel – 16min’ – Documentário Taba: coletivo de oca. Sobre os escombros e destroços das cidades contemporâneas, os novos guerreiros urbanos improvisam diariamente por ruas e ruínas…

CURTAS 02 – Duração: 60 min

> Eu queria ser um monstro – Marão – 8’- 2009 – Animação O cotidiano de uma criança com bronquite durante sua infância em Nilópolis.
> Magnífica desolação – Fernando Coimbra – 19’- 2010 – Documentário O Homem, a Máquina e a Viagem. Impressões sobre o cotidiano dos maquinistas de trens de carga no Brasil.
> O Sal da lua – Cristiana Miranda – 05’17″ – 2010 / Experimental – A noite numa grande cidade latino americana. Influencias européias, pesadelos tropicais.
> Museu dos Corações – Inês Cardoso – 15’- 2010 – Documentário Todo o rompimento amoroso implica numa sensação de perda da própria consciência de si. Apesar da vulgarização dos meios e das experiências em torno do amor, o rompimento é uma ferida onde pulsa esse indivíduo fragmentado.
> Cachoeira – Sérgio José de Andrade – 13’47”- 2010 – Ficção Inspirado em fatos reais. Um grupo de jovens indígenas do alto Rio Negro, no Amazonas, participa de rituais em que misturam bebidas e fazem um pacto mortal e místico.

CURTAS 03 – Duração: 51 min

> Missão A (Motocicleta, Jet Ski, & Boat) – Andres Tapias-Urzua – 10’- EUA – 2006 – A Missão é uma série de vídeo inspirado em uma pintura de Diego Velasquez chamado O Cristo Crucificado (1636). A recriação do personagem principal nesta pintura é cooptada como um homem-bomba, é justaposto em quatro telas mostrando eventos esportivos espetaculares e ousadia que terminam em tragédia. A natureza religiosa da ameaça representada pelo suicídio é a recriação do quadro de Velasquez, enquanto a natureza tecnológica avançada do poder econômico da civilização ocidental (raciocínio por trás da opção pela guerra tomadas para combater o terrorismo no mundo) é representado por imagens esportes radicais e habilidades (bike, jet ski e barco) usados como símbolos crítica do progresso. A missão nos permite observar o “tecido conjuntivo” do quadro de vídeo de imaginar, questionar e propor novos significados sobre a relação entre as forças ideológicas da nossa civilização, uma meditação poética sobre os atos de olhar, pensar e comparar.
> Iron Joe – Andres Tapias-Urzua – 2’- EUA Usando um casamento arranjado com um manequim e um sinal de néon, um homem sobre um ferro de passar roupas usa primitivas dublagem de vozes para criar “Iron Joe” como um “pequenodrama-comer” sobre a violência doméstica e amor.
> Rapsódia do absurdo – Claudia Nunes – 15’- 2007 – Documentário Documentário experimental com cenas de arquivo da cobertura jornalística de dois marcantes episódios deluta pela terra no campo e na cidade ocorridos no Brasil: Fazenda Santa Luzia (Aruanã-Goiás) e Parque Oeste Industrial(Goiânia-Goiás), cuja dimensão os transforma em exemplos universais do conflitoexistente entre a propriedade privada e os pobres de todo o mundo.
> Muro – Tião – 18’- 2008 – Ficção – Alma no vácuo, deserto em expansão.
> Olho de Peixe – Marco Vieira e Nancy Mora – 9′ – 2012 – Ficção – Um cientista faz experimentos que desafiam os limites da ciência e vão contra as leis da natureza. Seu objetivo: Trazer de volta à vida aquilo que está morto.

LONGAS

> Chantal Akerman de cá – Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira – 61′ – 2010 – Documentário – Um vídeo de entrevista com a realizadora belga Chantal Akerman em que ela reflete sobre o cinema, a vida e a sua obra.
> Número zero – Cláudia Nunes – 66’52″ – 2010 – Documentário A ONU estima a população mundial de meninos de rua em 150 milhões. Destes, cerca de 40% são sem teto, porcentagem sem precedentes na história da civilização. Na América Latina, eles são 40 milhões. No Brasil, meninos e meninas de rua goianos encantaram-se tanto por uma câmera que apropriaram-se dela para contar suas estórias.
> Cortina de Fumaça – Rodrigo Mac Niven – 94’- 2011 – Documentário A política de combate às drogas vigente no mundo é colocada em discussão, incluindo suas conseqüências político sociais, a partir de depoimentos de médicos, pesquisadores, advogados, políticos e representantes de movimentos
> Ex Isto – Cao Guimarães – 86’- 2010 Documentário Livremente inspirada na obra Catatau, de Paulo Leminski, a narrativa parte da hipótese histórica imaginada pelo poeta curitibano: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”O filme realiza essa hipótese e acompanha o pai da filosofia moderna em seu périplo pelos trópicos. Sob o efeito de ervas alucinógenas, ele investiga questões de geometria e da óptica diante de um mundo absolutamente estranho.
> Perspectiva Felipe Barros – 60′ – 2011 Murmúrio da Vida / A eternidade passa como o vento / Exodus / Orawa / 98001075056 / Arbanella / O que nos dividiu agora é soma / Maré Vazante / Todo silêncio me incomoda / Onde água e terra se dissolvem / Não confie a ninguém o seu segredo / A terra ostenta a promessa da vida / Benção no Baiacu /  O tempo dentro do tempo /  A travessia

Programação detalhada:

Cine Humberto Mauro - 03 a 09 de Fevereiro

03/02 17h – Curtas 01 / 19h – Curtas 02 / 21h – Perspectiva Felipe Barros
04/02 16h -  Chantal Akerman de cá / 18h – Número zero / 20h – Cortina de Fumaça
05/02 16h – Perspectiva Felipe Barros / 17h – Curtas 02 / 19h – Curtas 01
06/02 17h – Chantal Akerman de cá / 19h – Cortina de Fumaça / 21h – Número zero
07/02 17h – Curtas 03 / 19h – Ex Isto / 21h – Perspectiva Felipe Barros
08/02 17h – Cortina de Fumaça / 19h – Chantal Akerman de cá / 21h – Número zero
09/02 17h – Perspectiva Felipe Barros / 19h – Curtas 03 / 21h – Ex Isto

Multiespaço Oi Futuro

03 a 09 de Fevereiro – exceto na segunda-feira(06/02)
03/02 17h – Perspectiva Felipe Barros
04/02 17h – Curtas 01
05/02 17h – Curtas 02
07/02 17h – Curtas 03
08/02 17h – Cortina de Fumaça
09/02 17h – Número zero

*Horários sujeitos a modificação.

III Mostra de Cinema – Cultura Arte e Poder
Data: 03 e 09 de fevereiro de 2012
Horário: Sexta a quinta às 16h e 17h

Local:
 Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena , 1537, Centro

Local: Multiespaço Oi Futuro
Endereço: Av. Afonso Pena 4001 – Mangabeiras

Valores: Entrada Franca
Classificação etária: 16 anos
Informações: (31) 3236-7400


Nenhum Comentário Publicado